terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Sou cientista, mas acredito em Deus

"Há muito mais entre o céu e a Terra do que diz nossa vã filosofia", já dizia Shakespeare.

Cadê Deus?
Se alguém vira para você e te pergunta qual foi a primeira coisa que você viu em sua vida o que você responde? Você se lembra? Você tem certeza da sua resposta? Você repete o que alguém te disse que você viu?

Não conhecemos tudo. A ciência não responde e nunca responderá tudo. Sempre estamos nos questionando, sempre estamos duvidando dos outros. Coisas escritas podem ter sido alteradas, podem ter outros sentidos ocultos, podem ser usadas para conveniência de alguns. Como podemos afirmar coisas ditas durante séculos se não somos capazes de nos lembrarmos de tudo que aconteceu desde que nascemos?

Se a física explica tudo, o que explica a física quântica?
Se todos nós ao bater repetidamente uma bolinha na parede sabemos que ela "bate e volta", se fazermos isso repetidamente com a mesma força e velocidade sabemos que ela "bate e volta", porque alguns cálculos nos mostram que em algum momento ela não vai voltar, pois vai atravessar a parede?
Há algo mais que não contamos nessa matemática...algo não visível...Me digam: Vocês enxergam a parte mais diminuta do atomo? Como sabem se vocês realmente estão vendo alguma coisa? A própria física nos mostra que nosso olho nos engana (física ótica)!

Como disse o Satre aqui: Somos bichinhos nos debatendo na luz de uma lâmpada. Nos questionando sobre tudo que acontece ao nosso redor, sobre o movimento de nossas asas, os sons, as cores, o tempo, sobre a luz, o porque de ela estar lá...sem nunca pensarmos em quem acendeu a luz.

Será que devemos confiar no que vemos?
Será que algo só existe se podemos enxergá-lo?
Será que sabemos entender o que vemos?

Renata Traça

Nenhum comentário:

Postar um comentário